PUBLICIDADE

MP sobre Funrural será definida na próxima semana; forma de pagamento da dívida ainda é discutida

PUBLICIDADE

Na próxima semana, governo e parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) devem, finalmente, chegar a um acordo sobre o novo Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). A previsão é do presidente da FPA, Nilson Leitão. “Vamos ter uma última reunião na segunda ou terça, com a presença do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para fechar uma definição sobre o assunto”, explicou, ao Só Notícias/Agronotícias.

De acordo com o parlamentar mato-grossense, todas as discussões têm caminhado no sentido de manter uma alíquota de 1,5%, obrado dos empregadores rurais (pessoas físicas) e que permitirá manter a previdência dos trabalhadores do campo. Aqueles que não efetuaram os recolhimentos – estima-se uma dívida de R$ 13 milhões – nos últimos anos deverão pagar um percentual extra de 0,8%.

Segundo Nilson, um dos pontos em discussão ainda é sobre a forma de pagamento da dívida dos inadimplentes. “A discussão está na entrada. A Receita Federal quer que os produtores que devem deem uma entrada de 4% este ano e o restante começa a pagar a partir de janeiro. A gente aceita uma entrada de 1%”, afirmou.

No início de junho, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) retirou de pauta um projeto que previa a anistia das dívidas de produtores rurais ao Funrural. A alegação do parlamentar é de que havia brechas no projeto que permitiram a anistia de dívidas de pessoas jurídicas. O objetivo, segundo ele, era impedir que empresas como a JBS se beneficiassem da proposta.

O Funrural incide sobre a receita bruta da comercialização da produção dos empregadores rurais e tem como objetivo reforçar o custeio da aposentadoria rural. A constitucionalidade da cobrança foi definida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), este ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE