PUBLICIDADE

Taques veta desconto em pedágios para agricultor familiar no Estado

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques (PSDB) vetou o projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa que concedia 50% de desconto na tarifa de pedágio, em rodovias estaduais, para veículos pertencentes a agricultor familiar. A matéria foi proposta pelo deputado José Domingos Fraga (PSD), que considerou que o tributo cobrado “interferia na renda final das famílias”.

Para Taques, “apesar da louvável intenção parlamentar”, caso a desoneração fosse sancionada iria impactar os contratos de concessão firmados com as empresas que exploram o pedágio. “Com a transformação da proposição em lei, deverá haver uma repactuação desses contratos, onerando o Estado”, lembrou o governador, ressaltando que tal situação iria “comprometer a receita pública e as metas a serem alcançadas”.

Pedro Taques ainda destacou que houve “evidente afronta ao princípio da separação dos poderes, pois o Poder Legislativo está substituindo o Poder Executivo na gestão dos contratos administrativos de concessão celebrados, cujo entendimento foi consolidado pelo Supremo Tribunal Federal”.

O veto foi publicado no Diário Oficial do Estado, que circulou hoje, e será analisado pelos deputados posteriormente. Eles podem optar por manter o veto ou derrubá-lo e promulgar a lei.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE