PUBLICIDADE

Comissão de agropecuária da Assembleia aprova projetos

PUBLICIDADE

A Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal, Agrário e Regularização Fundiária esteve reunida nesta quarta-feira, para analisar e indicar relatores para sete projetos de leis que estão em pauta para discussão plenária, e um teve dispensa de pauta. Um dos projetos (nº07/2017), de autoria do deputado Oscar Bezerra (PSB), cria o selo de origem e qualidade para produtos originários da agroindústria familiar de pequeno porte e artesanal, e autoriza a comercialização de produtos entre municípios de Mato Grosso.

O presidente da comissão, deputado Mauro Savi (PSD), designou o deputado Ondanir Bortolini (PSD)- Nininho, para ser o relator do projeto. Na oportunidade, o relator disse que trata-se de uma iniciativa com objetivo de promoção e valorização da agroindústria familiar, voltada a identificar os seus produtos originários, artesanal e de pequeno porte.

“As agroindústrias familiares colaboram para o incremento na arrecadação de impostos, especialmente nos municípios onde os recursos são escassos, e vindos fundamentalmente de contribuições estaduais e federais. O comércio local se fortalecerá e será beneficiado com o aumento de postos de trabalho e de renda”, disse Nininho.

Para Mauro Savi, a criação de um diferencial de comercialização, proporcionada pelo Selo do Produto da Agroindústria Familiar, deixará as agroindústrias em menor desigualdade, em relação aos grandes empreendimentos desse setor. “Além disso, a proposta cria de marcas regionais para os produtos das agroindústrias familiares de um determinado território, informando aos consumidores a origem, garantia da qualidade e sanidade dos produtos”, afirmou Savi.

Os demais projetos ficaram assim definidos para relatoria: projeto de lei nº 73/2016 (autoria do deputado Eduardo Botelho) teve dispensa de pauta; projeto de lei nº 173/2016 (José Domingos Fraga) foi aprovado e vai para análise da CCJR; projeto de lei nº 351/2016 (José Domingos Fraga) teve análise aprovada indo para CCJR; projeto de lei nº 421/2016 (Eduardo Botelho) foi aprovado e encaminhado para a CCJD; projeto de lei nº105/2017 (José Domingos Fraga) foi analisado e aprovado para ser discutido na CCJR; e projeto de lei nº 182/2-17 (Dilmar Dal Bosco), aprovado e conduzido para CCJR.

Além do presidente da Comissão, Mauro Savi e vice-presidente Dilmar Dal Bosco (DEM), também fazem parte da comissão os deputados titulares Nininho, Romoaldo Junior (PMDB) e Valdir Barranco (PT). Membros suplentes: Oscar Bezerra (PSB), Silvano Amaral (PMDB), Pedro Satélite (PSD), Adalto de Freitas (SD) e Zeca Viana (PDT). A próxima reunião ordinária da comissão acontecerá no dia 14.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE