Para facilitar o acesso do agricultor familiar ao crédito rural, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com o Banco do Brasil, opera, há 10 meses, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Web. A ferramenta agiliza o processo de liberação do crédito pela internet. Nesse período, somente em Nova Xavantina (645 km a Leste de Cuiabá), cerca de 100 produtores já receberam recursos na ordem de R$ 3,5 milhões do Pronaf para investimento e custeio.
O engenheiro florestal da Empaer, Aristoni José dos Santos, esclarece que o agricultor atendido pelo sistema só precisa ir ao banco para assinar o contrato e receber o crédito. Os outros passos do processo podem ser feitos, via digital, na Empaer, por profissionais credenciados. “Os técnicos da empresa, que são capacitados para operar como correspondentes bancários, recebem uma chave e uma senha de acesso ao portal de crédito do Banco do Brasil. Dessa forma, ele faz cadastros e insere propostas. Uma vez aprovado, o produtor só procura a agência para assinar a proposta”, explica.
A nova forma de aprovação de crédito diminui consideravelmente o tempo de espera para a aprovação dos projetos. A parceria visa facilitar a vida do agricultor familiar, que terá em um só lugar a prestação de serviços de assistência técnica e encaminhamento de propostas para abertura de contas, propostas de financiamento e formalização do cadastro bancário do agricultor. “Temos verificado propostas aprovadas em torno de três dias, desde a procura até o recurso entrar na conta do agricultor. Antes da ferramenta Web, levava mais de 10 dias”, ressalta.
De acordo com Aristoni, o recurso no município está sendo destinado à compra de bovinos de corte e leite, aquisição de matrizes, ordenhadeiras, recuperação de pastagens, construção de cerca, curral e até compra de tratores e implementos agrícolas. Ele destaca que o projeto para aquisição dos recursos foi elaborado pelos técnicos da Empaer.
Com uma produção de 30 mil litros de leite por dia e uma produtividade de sete litros de leite por vaca, o município de Nova Xavantina tem aproximadamente 700 agricultores familiares. Desde a implantação do Pronaf Web, o escritório da Empaer no município já realizou 170 Declarações de Aptidão do Pronaf (DAP). Os técnicos da Empaer foram capacitados e certificados para executar a atividade.