PUBLICIDADE

Governo deve incentivar produção de etanol, diz Maggi

PUBLICIDADE

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Maggi, cumpre agenda em Castro (PR), e durante participação no Fórum Mais Milho, nesta quinta-feira, destacou a importância de incentivar à produção de etanol derivado do milho para consumir o produto produzido em larga escala no Brasil, evitando o que aconteceu com o setor ano passado.

“O governo não tem mecanismos de entrar no mercado vendendo a preços menores porque não iremos subsidiar sem ter para quem vender depois. Ano passado a saca em Mato Grosso chegou a R$ 35, os produtores seguraram seus estoques e quando houve uma baixa de mercado, tiveram que negociar a R$ 20. A base da política agrícola no Brasil não é focada nisso, e sim, em não deixar faltar produto”, disse Maggi.

Para ele uma das saídas seria o incentivo à produção de etanol a partir do milho. Considerada uma das cinco culturas mais importantes do Brasil, a agregação de valor da cadeia do milho, política de longo prazo e problemas logísticos e de armazenagem são a pauta do Fórum.

Mato Grosso é responsável por 35% da produção nacional de milho, e 70% do milho de pipoca. Em agosto deste ano será inaugurada, em Lucas do Rio Verde, uma nova planta de etanol e milho. “É uma planta que, inicialmente, irá consumir 500 mil toneladas de milho por ano, podendo duplicar o consumo em um milhão de toneladas/ano, transformando isso em 220 milhões de litros de etanol. Mas, só o nosso Estado produz 26,5 milhões de toneladas do grão, então, faltam 25,5 milhões”, disse Maggi.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE