O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, anunciou, esta manhã, em Cuiabá, que o Plano Safra 2017/18 terá redução na taxa de juros. Segundo o ministro, o novo Plano Agrícola e Pecuário, como é oficialmente chamado, será lançado em junho, com juros 1 ponto percentual mais baixo. “Isso foi o que conseguimos, dentro da realidade econômica no Brasil”, justificou o ministro, por meio de sua rede social.
No início do mês, durante participação na abertura da 24ª edição da Agrishow – Rota Oficial do Agronegócio, em Ribeirão Preto (SP), Blairo havia informado que estava pressionando o Ministério da Fazenda e o Banco Central (BC) para que o Plano Safra colocasse, à disposição dos produtores rurais, recursos de R$ 192,84 bilhões (4,8% superiores a 2016/17) a juros menores que os praticados na safra anterior (2015/16).
Segundo ele, no ciclo atual, o setor está pagando juros reais positivos ao redor de 3% ao ano (diferença entre as taxas de algumas linhas do PAP 2016/17 em relação à Selic, a taxa básica de juros do país). Na ocasião ele revelou que o Banco Central e a Fazenda queriam manter as mesmas taxas do ano passado, o que significaria um juro real de 5% ao ano, em 2017/18, “o que é impraticável para os produtores agrícolas”.
Blairo participou, esta manhã, em Cuiabá, do Seminário de Agronegócio “Força do Campo. Ele palestrou sobre “O papel decisivo do setor no desenvolvimento do país”.