PUBLICIDADE

Produtores começam a colher milho ardido em Sorriso

PUBLICIDADE

Com o início da colheita, na última semana, produtores de milho estão tendo prejuízos em Sorriso. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Luimar Gemi, a situação foi registrada em áreas que iniciaram o plantio ainda em janeiro. “O que a gente ouve é que todas as lavouras que acumularam a ‘chuvarada’ desde janeiro estão tendo problemas. As áreas onde o plantio iniciou depois, a gente ainda não sabe como será, pois a colheita não começou”, afirmou, ao Só Notícias/Agronotícias.

Segundo Luimar, o impasse gera preocupação para os produtores, em razão dos baixos preços do cereal. A saca terminou a semana, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), cotada a R$ 16 no município e registrando uma desvalorização de 2,14% em relação à semana anterior. “É um impasse. É mais um agravante junto com o preço. A gente ainda está vendo o que pode ser feito”.

De acordo com o presidente do sindicato, alguns produtores estão optando por segurar as vendas do cereal. “A ideia é aguardar para, quando colher milho bom, fazer a mistura. Alguns estão mesclando também o milho colhido de áreas boas com aqueles talhões considerados ruins. Há ainda quem está aceitando o desconto da compradora”.

Conforme o Imea, foi registrado, até a última sexta-feira (19), um avanço de 0,24% da colheita da área total destinada ao cereal na atual safra em Mato Grosso. Segundo o relatório, parte destas áreas colhidas foram semeadas ainda durante o início de janeiro. Centro-Sul (com avanço de 0,29%), Médio-Norte (0,45%) e Nordeste (0,26% da área total) são as únicas regiões a reportarem colheita, até o momento.

O instituto aponta ainda que, apesar das chuvas e o tempo nublado terem retardado um pouco os processos a campo na última semana, o início da colheita deu-se no mesmo período do ano passado e está antecipada em relação às safras anteriores. “Para a próxima semana estão previstas chuvas esparsas em partes do Estado, caso isto se confirme, o andamento do processo de colheita pode sofrer interferência”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE