PUBLICIDADE

Vice da Aprosoja: apoio do governo é paliativo e não abrange todos os produtores de milho em MT

PUBLICIDADE

O vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) de Mato Grosso, Elso Pozzobon, avaliou que o apoio do governo aos milhocultores, por meio dos contratos de opção de venda (COV) e subvenção ao mercado (Pepro), é apenas um paliativo. “Estamos dependentes de um auxílio do governo federal, através dos preços mínimos. Isso é um paliativo e ameniza um pouquinho o problema do produtor, mas o acesso não é para todos”, afirmou ao Só Notícias/Agronotícias.

Para Elso, o ideal seria uma reação natural aos preços do milho. Atualmente, os preços estão em queda no Estado, conforme informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Em Sorriso, a saca é cotada a R$ 17,10, com variação mensal negativa de 11,1%. “Sabemos que produzimos bem acima do que consumimos internamente. Então, dependemos da exportação e aí não tem como influenciar a Bolsa de Chicago, onde os preços estão bem achatados”, resumiu Pozzobon.

Na última quinta-feira (4), produtores de Mato Grosso arremataram 7,4 mil Contratos de Opção que dão direito à venda futura de 199,8 mil toneladas de milho das safras 2016/17 e 2017 para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os adquirentes têm agora até o dia 11 de setembro para confirmar se exercerão o direito de venda do produto a um valor de R$ 17,87 a saca de 60 kg.

Além deste leilão, a Conab realizou outras duas operações de apoio à comercialização do milho produzido no Mato Grosso. Foi ofertado Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) para venda e escoamento de 200 mil t e foi negociado um total de prêmio correspondente a 164,1 mil t. O terceiro leilão do dia ofertou Prêmio para o Escoamento (PEP) também para 200 mil toneladas de milho e comercializou o correspondente a 19,2 mil t.

No dia 11 de maio, serão leiloadas mais 500 mil toneladas de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), 300 mil toneladas de Prêmio de Escoamento (PEP) e 7.400 Contratos de Opção de Venda de Milho em Grãos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE