PUBLICIDADE

MT aumenta 421 mil hectares área plantada e produção de milho será ainda maior

PUBLICIDADE

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) confirmou, em boletim divulgado há pouco, que a produção de milho será ainda maior do que o previsto no Estado. Na nova previsão, o instituto revisou positivamente tanto os dados de área do cereal quanto a produtividade aguardada para a safra 2016/17, refletindo diretamente sobre a estimativa de produção estadual.

Conforme o Imea, a área semeada da safra deve ser de 4,7 milhões de hectares, “refletindo não só o ajuste positivo realizado na área da safra 2015/16, como também, um novo sentimento de elevação no cultivo do cereal em 2017 captado pelo levantamento de safra realizado em abril junto a agentes de mercados e produtores do Estado”. A nova estimativa aponta que a área desta safra terá incremento de 421 mil hectares em relação à safra 2015/16, “firmando-se como a maior área já semeada com o cereal em Mato Grosso”.

O instituto destaca ainda que com a confirmação de maiores percentuais de áreas sendo semeadas dentro da janela ideal (final de fevereiro) no comparativo com os anos anteriores, além da consolidação de boas condições climáticas nos meses de março e abril e as boas expectativas de clima para maio, a perspectiva de produtividade se tornou ainda mais otimista. Na nova previsão, é aguardada a produtividade média estadual de 98,8 sacas por hectare contra a estimativa anterior de 96,6 sc/ha.

No comparativo de produtividade entre as regiões, as maiores médias estão sendo aguardadas neste momento no Médio-Norte e Sudeste, ambas com expectativa de 100,9 sc/ha. Em seguida, a região Oeste se destaca com a terceira maior produtividade estadual na nova previsão, com 99 sc/ha. Já as menores produtividades estão sendo aguardadas, neste momento, nas regiões Norte e Nordeste, com 89,5 sc/ha e 93,5 sc/ha, respectivamente.

Segundo o Imea, apesar dos bons volumes pluviométricos em grande parte do Estado, a baixa incidência de luminosidade em alguns períodos de desenvolvimento da planta pode ser um limitante. “Ainda assim, a expectativa de rendimento a campo na safra 2016/17 é otimista, com a consolidação das condições climáticas de maio sendo o fator chave para a confirmação de rendimentos a campo ainda melhores”.

Com o incremento da produtividade, a nova estimativa a produção da safra 2016/17 de milho foi elevada para 28,09 milhões de toneladas em Mato Grosso, aumento de 47,13% (o equivalente a 9 milhões de toneladas) em relação à safra 2015/16, “firmando-se assim, como a maior quantidade produzida do cereal mato-grossense”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE