PUBLICIDADE

Colheita de soja encerra esta semana em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O período de colheita da safra 2016/2017 de soja termina nesta sexta-feira (5) em Mato Grosso. A medida consta na Instrução Normativa Conjunta nº 002/2015, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).

O produtor rural também precisa ficar atento ao período do vazio sanitário, de 15 de junho a 15 de setembro, que visa à segurança fitossanitária, prevenção e controle da ferrugem asiática da soja no estado. Durante esse período, não é permitida a existência de plantas vivas de soja, sejam cultivadas ou “guaxas”. Isso inclui as plantas vivas de soja ao redor dos armazéns e à beira das estradas e ferrovias dentro da área de domínio do produtor.

O fungo Phakopsora pachyrhizi ataca a planta de soja causando a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos e, consequentemente, redução da produtividade e prejuízos econômicos.

A multa para quem descumprir o período do vazio sanitário é de 30 Unidade Padrão Fiscal (UPF-MT), mais 2 UPFs por hectare de planta não eliminada. O valor da UPF pode ser consultado no site da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT).

O descumprimento do vazio sanitário da soja pode ser denunciado à Ouvidoria do Indea.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE