PUBLICIDADE

Incra envia equipe a Mato Grosso para discutir conflitos no campo

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Ouvidoria Agrária Nacional (OAN) enviaram equipes para Cuiabá para identificar e definir ações para prevenir a violência no campo em Mato Grosso. O ouvidor agrário nacional, Jorge Tadeu Jatobá Correia, o assessor da OAN, Valdir Correia, e o diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Rogério Papalardo Arantes, se reuniram com representantes do governo estadual.

Conforme nota enviada pela assessoria do Incra, o objetivo do encontro é estabelecer interlocução entre os poderes públicos federal e estadual na prevenção de conflitos agrários em Mato Grosso, com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP) e do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). A primeira reunião aconteceu ontem, na SESP, e a segunda no Intermat.

“O Incra ressalta o interesse da autarquia em auxiliar o governo de Mato Grosso na resolução de conflitos agrários em conjunto com outros órgãos dos Poderes Executivo e Judiciário, por entender que as instituições públicas devem ser o polo para dirimir estes casos”, informou a autarquia federal.

A Polícia Civil revelou, ontem, que as investigações das Forças de Segurança sobre os nove assassinatos em Taquaruçu do Norte, em Colniza, na semana passada, estão avançando e caminham para a identificação dos autores e dos mandantes dos homicídios. A força-tarefa tem 50 agentes públicos na região trabalhando na investigação. Detalhes do andamento das investigações, no entanto, ainda não podem ser divulgados por questão de segurança e para não atrapalhar as ações de inteligência que estão em curso na região.

Um grupo de pessoas encapuzadas invadiu uma gleba (250 km de Colniza, na região Noroeste) na quarta-feira passada e assassinou nove pessoas com tiros e golpes de facão. A localidade fica isolada em uma região de floresta sem qualquer tipo de comunicação, seja por rádio ou telefone celular. Devido à distância e dificuldades de acesso, o crime só foi comunicado às autoridades policiais por volta das 12h de quinta-feira (20), quando moradores que presenciaram os assassinatos conseguiram chegar ao distrito de Guariba.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE