O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado, confirmou, ao Só Notícias, que o órgão irá abrir até em maio um processo licitatório para contratar uma empresa para finalizar as obras de duplicação da BR-163, entre Rosário Oeste e Nobres (na região Médio Norte).
Segundo ele, no local deve ser realizada uma obra de contenção para evitar que as rochas voltem a deslizar e cair sobre a pista, além da drenagem. “Depois da licitação aprovada, a obra deve ser finalizada entre quatro a seis meses. Acredito que o trabalho termine ainda este ano e que a pista duplicada possa ser liberada para tráfego”.
De acordo com o Dnit, a duplicação começou em 2011, quando foi realizada uma licitação para duplicar 45,5 quilômetros de Rosário Oeste ao Posto Gil. Esta obra terminou em 2015 e custou R$ 300 milhões. Porém, por causa de deslizamentos de rochas foi interditado um trecho de três quilômetros, na região da Serra da Caixa Furada, que agora deve ser retomada a obra.