Na última semana a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) tornou disponíveis os dados referentes às exportações brasileiras. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, em boletim divulgado há pouco, as vendas de proteína bovina do Estado surpreenderam. O documento mostra que Mato Grosso exportou 27,3 mil Toneladas Equivalente Carcaça (TEC).
O volume escoado gerou US$ 88,95 milhões, valor 8,47% maior que em março de 2016, e que revela o maior resultado desde novembro de 2015. “Tal desfecho vai contra as expectativas firmadas após o dia 17 (deflagração da operação Carne Fraca), quando diversos países anunciaram suspensões contra a carne brasileira e desta forma esperava-se uma diminuição no ritmo dos envios para fora do país”, avalia o Imea.
O instituto analisa que o trabalho em conjunto de todo o setor pecuário para reafirmar a qualidade da carne bovina brasileira “prevaleceu e, pelo menos sobre as exportações deste mês, os impactos foram minimizados”. O Imea, no entanto, alerta que ainda assim, “resta esperar o resultado das exportações dos próximos meses, para ‘cravar’ o impacto total da operação”.