O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Mato Grosso para 2017 teve seus dados revisados em março. A segunda estimativa, divulgada esta semana pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apresentou retração de 4,1% se comparada à realizada em dezembro, “impactadas pelas quedas ocorridas na agricultura e na pecuária”. Com isso, o VBP agropecuária do Estado caiu de R$ 63,6 bilhões para R$ 60,9 bilhões.
Segundo o Imea, apesar de o volume da agricultura ter sido revisado para cima, os preços menores das culturas, que foram afetados pelo aumento da oferta e queda do dólar convergiram para uma diminuição no VBP. “Já na pecuária, em destaque a bovinocultura de corte, mesmo com a estabilidade na previsão de abate de bovinos os menores preços também influenciaram em um VBP mais baixo”.
O relatório aponta ainda que, apesar da recente retração, quando avaliado o comparativo com o ano de 2016, o VBP atual é ainda 8,4% maior, “mostrando assim a pujança do setor em Mato Grosso”.