PUBLICIDADE

Autorizada venda de estoques públicos de milho

PUBLICIDADE

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai efetuar a venda, no âmbito do Programa de Vendas e Balcão, de até 250 mil toneladas de milho em grãos para atendimento de pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos e caprinos nas cinco regiões do País. Nas regiões Norte e Nordeste, o teto do preço de venda será de R$ 33 por saca de 60 quilos.

A liberação, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, prevê 200 mil toneladas para as regiões Norte e Nordeste e 50 mil toneladas para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O limite mensal de aquisição por beneficiário é de 10 toneladas para as regiões Nordeste e Norte e 14 toneladas para as demais.

A medida é uma forma de impulsionar, em especial, o Nordeste do País e beneficia milhares de integrantes da cadeia produtiva nos estados nordestinos. O produtor interessado deve fazer registro prévio no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican).

Em seguida, é necessário comparecer a uma unidade da companhia levando cópia do RG e do CPF, além de comprovantes de identificação, de endereço, de qualificação de suas atividades e de escala de produção/consumo.

Por conta da estiagem, a atuação da Conab em 2016 foi intensa no Nordeste. Foram vendidas 91,2 mil toneladas para 15,5 mil pequenos criadores e agroindústrias da região. Os criadores do Ceará foram os que mais adquiriram o milho do programa (27 mil t), seguidos do Piauí (19,5 mil t).

No Brasil, 84% do milho produzido é utilizado na alimentação animal, principalmente na produção de frangos e suínos. Cerca de 11% de toda a produção é usada pela indústria, mas não apenas para processamento de alimentos, com o grão, é possível fazer até mesmo combustível.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE