PUBLICIDADE

Após 20 anos, famílias em Sinop recebem título de propriedades

PUBLICIDADE

Após mais de 20 anos de espera, 116 famílias da Gleba Mercedes receberam no último sábado (25), a titulação das suas propriedades rurais. A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR), participou do evento e reafirmou os compromissos da administração municipal com a região.

A regularização fundiária vai beneficiar, ao todo, 500 famílias, que nos próximos meses receberão o título definitivo. “É um momento de alegria compartilhar esse momento de entrega dos títulos que é fundamental para a vida dessas famílias, pois abre portas na captação de recursos e ampliação dos seus negócios. Queremos que todos os assentados tenham a oportunidade de crescer e se desenvolver”, afirmou Rosana Martinelli.

De acordo com a assessoria, o evento na zona rural contou com a participação de um dos principais lutadores para a regularização da Gleba Mercedes, o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB). “Essa luta tem mais de 20 anos, sob o comando do PMDB, essa área foi desapropriada pelo Incra e agora estamos vindo entregar a documentação sonhada pela população. O presidente Michel Temer  determinou a documentação de todas as áreas, daqui para frente o Incra vai passar a entregar em todo o Estado para dar dignidade a população, pois o título facilita acesso ao Pronaf, acesso a outros créditos e dá condições de trabalho aos trabalhadores”, disse.

O deputado federal Valtenir Pereira (PMDB) que também trabalhou pela realização da titulação, destacou que com o documento, as famílias têm segurança jurídica das suas terras e podem captar recursos para melhorar as propriedades. “É fundamental que as pessoas tenham a sua propriedade e também o seu título, o seu documento, é através do documento que vai ter possibilidade de captar recurso, financiamento e segurança jurídica de que é dona, tem a tranquilidade que aquele pedaço de terra é dela, que pode trabalhar, cuidar da sua família em paz”.

A titulação também foi uma luta do deputado Silvano Amaral (PMDB), que lembrou dos 20 anos de espera das famílias e destacou a transmissão ao vivo do evento pela TV Assembleia. “Representa a realização de um sonho de mais de 20 anos que na prática da tranquilidade para essas famílias. Além disso, hoje demos ordem de serviço para contratar 1000 horas de máquina, emenda nossa com a disponibilidade através da secretaria de Desenvolvimento Econômico e incentivo a piscicultura, parceria e compromisso com o nosso cidadão e trabalhador rural. Também disponibilizamos R$ 300 mil de hora máquina para desenvolver a piscicultura”.

Para o deputado estadual e ex-superintendente do Incra em Mato Grosso, Valdir Barranco (PT), a titulação é um passo importante para o desenvolvimento da Gleba Mercedes. “Titulado, os moradores tem a segurança jurídica para hipotecar esse título para ter recurso e investir na tecnologia da produção, para que possa ter melhorias. As ações nossas no Incra foram de encontrar solução para os problemas mais graves, o grande problema é a titulação, mas tem o problema de georeferenciamento que começamos a fazer aqui em 2012”.

De acordo com o vice-prefeito de Sinop, Gilson de Oliveira (PMDB), ver esse momento faz lembrar a história da Gleba Mercedes. “A Gleba recebe avanços e precisa continuar nesse caminho, é um sonho para essas famílias serem contempladas com o título definitivo. Vamos dar sequência a esse trabalho, investir no ser humano e a Gleba Mercedes vai ganhar muito com esse trabalho”, comentou.

Diretor de Obtenção e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra em Brasília, Clóvis Cardoso afirmou que é o início de um novo tempo na Gleba Mercedes. “Esse é o segundo projeto do país a ser titulado, 116 títulos de forma inaugural e logo após começa a ser completado em função do bloqueio no TCU em razão de CPF errado, entre outros”.

Além dos deputados federais e estaduais citados, também participaram do evento, o suplente de senador Jorge Yanai, a secretária nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do Ministério do Turismo, Teté Bezerra; as vereadoras Professora Branca (PR) e Maria José (PMDB), os vereadores Joacir Testa (PDT), Leonardo Visera (PP), Luciano Chitolina (PSDB) e Joaninha (PMDB).
Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria/arquivo)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...

Termina terça campanha de atualização de estoque de rebanhos em Mato Grosso

A campanha estadual de atualização do estoque de rebanhos,...
PUBLICIDADE