Um programa para promover a imagem dos setores agrícola e pecuário do Brasil no exterior e ampliar o acesso a mercados foi apresentado à diretoria do Sistema CNA/SENAR. Ainda com o nome provisório, o Programa de Acesso a Mercados do Agronegócio Brasileiro (PAM – Agro) foi detalhado por representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O programa prevê quatro etapas para defender os interesses do setor, especialmente na Ásia: levantar e organizar os temas potenciais, selecionar os interlocutores, customizar o material em outros idiomas (inglês e mandarim) e difundir os conteúdos de forma ágil e inteligente junto a públicos estratégicos e formadores de opinião.
O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, ressaltou a importância de se esclarecer preconceitos que ainda existem fora do Brasil em relação a assuntos que envolvem o setor, como o desmatamento.
Para o secretário-executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Daniel Carrara, o Sistema CNA/SENAR poderá contribuir porque já promoveu ações semelhantes em outros países. “Vamos reunir todo o material que desenvolvemos para poder ajudar com experiência e conteúdo dentro desse programa”, afirmou.
Segundo Eduardo Caldas, da Supervisão de Máquinas, Equipamentos e Agronegócios da Apex-Brasil, além do Sistema CNA/SENAR, outras entidades representativas do setor também estão sendo convidadas a participar da iniciativa.
Também participaram da reunião o presidente do Instituto CNA (ICNA), Roberto Brant; a superintendente de Relações Internacionais, Lígia Dutra; o superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi, o presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN), José Álvares Vieira; e o superintendente de Comunicação e Marketing da CNA, Álvaro Pereira.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: APPA/arquivo)