|2657|
A superintendência regional do Incra em Mato Grosso (Incra) contará com uma Unidade Avançada (UA) na Região Sul do Estado. Situada em Rondonópolis, a UA Sul de Mato Grosso abrange 17 municípios. A posse da coordenadora da UA, Marlene Rodrigues Maciel, ocorreu na segunda-feira (13), na sede do Incra em Cuiabá. A implantação está em andamento.
As Unidades Avançadas são órgãos descentralizados subordinados às superintendências regionais. Têm por objetivo executar as atividades finalísticas do órgão e supervisionar os projetos de reforma agrária, além de executar as atividades de ordenamento da estrutura fundiária e articular-se com outros os organismos governamentais, não-governamentais e assentados, a fim de viabilizar a integração e a participação nas ações de reforma agrária.
Nos 17 municípios que serão atendidos pela UA existem aproximadamente 5,5 mil assentados. Os municípios sob a área de atuação da UA Sul de Mato Grosso são: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.
Na oportunidade da posse, estiveram presentes o diretor de Obtenção de Terras do Incra, Clóvis Cardoso, o secretário executivo da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento (Sead), Valdir Correia, o deputado federal Valtenir Pereira e servidores do instituto, entre outros.
De acordo com o superintendente regional substituto, João Bosco de Moraes, a criação da UA em Rondonópolis é uma reivindicação antiga. “Houve uma época em que foi aberto um processo para a criação da UA em Rondonópolis, mas não avançou. É uma luta já antiga e que felizmente agora se efetivou”, lembra o superintendente.
“Quem acompanha a realidade dos assentamentos vê as dificuldades dos trabalhadores que vêm da Região Sul pra cá”, afirma o secretário da Sead que também é assentado, Valdir Correia. “Seria bom para o Incra aqui descongestionar um pouco. No que depender de nós, faremos a gestão para que as coisas aconteçam”, completa.
O deputado Valtenir Pereira elogiou a equipe do Incra e desejou sucesso à coordenadora. “Com a criação da UA, o Incra tem a oportunidade de dar uma alavancada na regularização fundiária dos assentamentos da região”, disse o parlamentar.
Já o diretor de Obtenção de Terras do Incra, Clóvis Cardoso, destacou que o Incra sempre trabalhou sob pressão social. “Ali em Rondonópolis existe um processo de enfrentamento entre agronegócio e os trabalhadores rurais sem-terra muito mais pesado do que em qualquer região do país”, explica o diretor, que já foi superintendente do Incra no estado. Ele ressaltou ainda ” a compreensão dos movimentos sociais do papel que o Incra presta à sociedade e ao Brasil”.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: divulgação/arquivo)