PUBLICIDADE

Colheita da soja atrasa em município mato-grossense e prejuízos chegam a 15% da produção

PUBLICIDADE

|2603|

Com a colheita da soja em andamento, a situação em Campo Novo do Parecis, no oeste de Mato Grosso, não é muito otimista. De acordo com Giovana Velke, presidente do Sindicato Rural do município, a colheita está atrasada – restam ainda 20% e as perdas são, a cada dia, maiores.

Os principais problemas são encontrados na classificação e na qualidade da soja colhida. “Não tem mais soja padrão no município”, diz Velke. O excesso de chuvas e os grandes atoleiros gerados nas estradas, com tratores tendo que retirar caminhões, são alguns dos principais problemas. Além disso, a situação na BR 163 vem impedindo que os produtos saiam do campo.

“Este era um ano em que o produtor apostou que ia dar tudo certo, mas o tempo não colaborou para o produtor este ano”, destaca a presidente. Segundo ela, alguns produtores abandonaram até 500 hectares, sem condições de entrar com as colheitadeiras no campo. Com isso, o município tem uma média de perdas de 15% na produção em geral.

Ela conta ainda que os produtores estão sendo penalizados pelas traders e pelas indústrias, que descontam a qualidade do produto quando a soja é entregue, mas que depois misturam o produto de baixa qualidade com soja em bom estado e ganham em cima da venda do produtor. Com isso, ela critica a falta de normas específicas e gerais para classificação de soja no Brasil.

Em parceria com a Aprosoja, o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis disponibiliza aos produtores um técnico credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para realizar laudos de qualidade do produto colhido.

Fonte: Notícias Agrícolas (foto: José Medeiros/assessoria)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE