|2619|
Em uma solenidade especial na última sexta-feira (17), a nova diretoria do Sindicato Rural de Rondonópolis foi empossada para o triênio 2017/2019. A cerimônia ocorreu no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias. O presidente que liderou nos últimos três anos, Francisco Olavo Pugliese de Castro, passou o cargo para o produtor rural que encabeçou a chapa SindForte, Aylon Gonçalves de Arruda, eleita no dia 12 de dezembro de 2016.
A solenidade iniciou com o discurso emocionado do ex-presidente Chico da Paulicéia, como é carinhosamente chamado pela população rondonopolitana. Ele fez um balanço dos anos que passou à frente do sindicato e sobre a importância dos serviços prestados aos associados e à sociedade. “Eu vejo esses três últimos anos e eu fico pensando passou rápido, mas foi muito prazeroso porque tenho a sensação do dever cumprido. Muitas vezes eu e minha diretoria não fizemos o que agradou a todos e fomos incompreendidos em alguns momentos, mas temos a tranquilidade de pensar que fizemos o melhor que poderíamos ter feito”, discursou.
Chico disse que sua gestão focou nos principais problemas enfrentados pelo sindicato e um dos mais sérios foi a adequação do Parque de Exposições, principalmente da arena do rodeio para conseguir obter o tão sonhado alvará definitivo do parque onde é realizada uma das maiores feiras agropecuárias: a “ExpoSul”. “Há mais de 10 anos o sindicato sonhava com esse alvará e eu tenho orgulho de dizer nós conseguimos. Valeu a pena o suor na camisa e todas dificuldades que encontramos pelo caminho. Hoje a população de Rondonópolis e de Mato Grosso tem a segurança de frequentar com tranquilidade a ExpoSul ”, disse.
Com um texto em mãos psicografado pelo espírita Chico Xavier, cujo título é “Vencerás”, Chico da Paulicéia dedicou ao seu companheiro vice-presidente da sua chapa e atual presidente Aylon Arruda a mensagem: “Avance ainda que seja entre lágrimas, trabalha constantemente, edifica-se e não concitam-se que o gelo do desencanto te entorpeça o coração, não te impressione frente às dificuldades…”.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Normando Corral, em homenagem e reconhecimento à dedicação de Chico na liderança da entidade e ao Sistema Famato entregou o troféu “Luiz Alfeu”. O troféu foi criado pela Famato para homenagear os ex-presidentes de sindicato que assim como o colaborador mais antigo, o assessor jurídico Luiz Alfeu, dedicam parte da sua vida ao sistema.
Em seguida, o presidente da Famato declarou empossado o novo presidente do Sindicato Rural de Rondonópolis, Aylon Arruda. “Desse sindicato já saíram diretores que foram deputados, governadores, senadores e presidente da Federação, como o Zéca D’Ávila. E você, Chico, acabou de cumprir a tarefa que vai passar a ser do Aylon. Portanto, Aylon, essa tarefa hoje está nas suas mãos, você recebe esse sindicato importante para o estado de Mato Grosso e tem a tarefa de entregá-lo daqui há três anos melhor do que recebeu”, apontou Corral.
Arruda tem como proposta de trabalho ampliar o número de associados, objetivando o desenvolvimento da entidade. “Essa diretoria tem o mesmo objetivo dos que nos antecederam, que é representar e defender os interesses da classe produtora, ser o elo entre o produtor e as instituições públicas e privadas, em especial a Famato”, disse Arruda.
Este ano o sindicato completa 50 anos e, por conta disso, Arruda afirma que a sua responsabilidade vai ser ainda maior. “Se olharmos um pouco a história do sindicato nesse meio século, podemos ver que as conquistas foram muitas, sempre em prol da classe produtora e isso dobra a minha responsabilidade, assim como disse o presidente da Famato Normando Corral, preciso entregá-lo melhor do que recebi”.
Corral destacou a necessidade de os sindicatos rurais do estado manterem diálogos com o poder público, seja ele do Judiciário, Executivo e Legislativo, sempre mostrando a importância da produção agropecuária para a economia do país e a importância de políticas públicas e legislações que desburocratizem o setor e acabem com as limitações para a produção de alimento.
Autoridades do setor agropecuário também participaram do evento como o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Nilson Leitão, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) Otávio Celidonio, o diretor de Relações Institucionais da Famato José Luiz Fidélis, presidentes de sindicatos rurais do estado, representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e autoridades políticas como o prefeito municipal José Carlos Junqueira de Araújo, o presidente da Câmara Municipal Rodrigo Lugli e secretariado municipal.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: assessoria)