|2520|
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou as estimativas sobre a produção de soja em Mato Grosso. A previsão passou de 29 milhões de toneladas, do 4º levantamento de safra de grãos (divulgado ainda no ano passado), para 30,3 milhões, no 5º levantamento (publicado ontem). Caso a estimativa se confirme, Mato Grosso terá um acréscimo de 16,6% em relação à safra anterior.
A Conab atribui a expectativa positiva ao bom andamento da colheita no Estado. Segundo o levantamento, apesar das chuvas, a retirada dos grãos ganhou fôlego em janeiro, atingindo 20% no fechamento do mês, principalmente nas variedades de soja de ciclo precoce. “Contudo, a maior parte dos trabalhos de campo deverá ocorrer em fevereiro, pois atualmente as lavouras de ciclo médio e tardio estão predominantemente no estádio de frutificação e maturação”.
Conforme a companhia, o clima, favorável até o momento, com chuvas bem distribuídas e constantes, estimulam as expectativas com relação à produtividade média da oleaginosa, estimada neste levantamento em 3.277 kg/ha, rendimento 15% superior aos 2.848 kg/ha registrados na safra passada. Em relação à área plantada, a pesquisa registrou aumento de 1,3%, saindo de 9,14 milhões de hectares na safra 2015/16 para 9,25 milhões de hectares na atual.
“Assim, o aumento de área plantada, combinado com a maior produtividade da soja deve contribuir para que o Mato Grosso registre, caso a situação favorável de clima se confirme, produção recorde da oleaginosa”.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias (foto: Só Notícias/Vanessa Fogaça/arquivo)