PUBLICIDADE

Emissão da DAP jurídica para pequenos produtores cresce quase 90% em 2016

PUBLICIDADE

Popularmente chamada de “carteira de identidade do produtor rural”, a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) é o registro geral dos agricultores familiares. Este documento é o primeiro passo para acessar as políticas públicas do governo brasileiro voltadas para tais produtores rurais. O documento é emitido tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas. E a boa notícia é que a emissão da DAP jurídica cresceu 89% em todo o país no último ano.

De acordo com o levantamento que acaba de ser feito pela Subsecretaria de Agricultura Familiar (SAF) da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), o número subiu de 3.469, em 2015, para 6.582 em 2016. Para o coordenador-geral de Monitoramento e Avaliação da Sead, Régis Borges de Oliveira, as políticas de fortalecimento da agricultura familiar estão, cada vez mais, atraindo os trabalhadores rurais.

“Os agricultores familiares estão se organizando e buscando se inserir no mercado de uma forma mais qualificada. Querem estar nos mercados públicos e, nessa hora, precisam acessar os programas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). E ter a DAP jurídica é uma ótima forma de conseguir isso”, explica.

A maioria dos assentamentos rurais do país está na Bahia, onde cerca de 10 mil famílias são beneficiadas por políticas públicas federais. O estado tem atualmente mais de 300 assentamentos da reforma agrária. Lá, a emissão da DAP jurídica aumentou mais de 127%, entre 2015 e 2016. O número de cadastrados saltou de 556 para 1.267. Com a divulgação dos benefícios dos mercados de compras públicas, e o auxílio de ferramentas tecnológicas nas emissões de DAP, a estimativa da Sead para 2017 é de continuarem crescendo os números de renovação e novas emissões.

Existem dois tipos de DAP. A física, que é acessada por produtores de forma individualizada; e a jurídica, que é concedida a três formas de organizações econômicas da agricultura familiar: cooperativas, associações e pequenas agroindústrias familiares. Uma das condições para obter a DAP jurídica é ter, no mínimo, 60% dos membros com a DAP física ativa, no caso de associações e cooperativas. Para as pequenas agroindústrias familiares esse percentual deve ser de 100%.

Fonte: Só Notícias/Agronotícias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE