Durante os dois dias em que a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) disponibilizou serviços na programação da Caravana da Transformação, realizada em Jaciara (144 km ao Sul de Cuiabá), foram atendidas 941 pessoas, a maioria delas para esclarecer dúvidas sobre a proibição para as queimadas. Também foram emitidas 121 carteiras de pescador amador.
O secretário executivo da Sema, André Baby, faz um balanço positivo da participação da Sema e ressalta que a proximidade do órgão ambiental com a população é importante para uma gestão mais eficiente e justa. “Nossa missão é conservar o meio ambiente, mas só vamos alcançar essa meta se trabalharmos juntos com a população. E caravana serve como uma extensão do trabalho da Sema em que levamos informação para as pessoas para que elas abracem as causas ambientais”.
A bióloga e servidora da secretaria adjunta de meio ambiente de Jaciara, Cenita Maria Oliveira, 48 anos, procurou o estande da Sema no evento para esclarecer dúvidas relacionadas à descentralização dos serviços ambientais. “O nosso munícipio já é descentralizado desde 2008, mas sempre é bom reciclar, porque a questão ambiental sofre mudanças com o passar dos anos”.
Atualmente, dos 141 municípios de Mato Grosso, apenas 37 estão descentralizados, sendo quatro desses da região sul do Estado: Jaciara, Campo Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis.
O tema que mais chamou atenção de Cenita foi sobre como implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e os seus benefícios para o local de trabalho. Ela planeja criar uma comissão na secretaria para desenvolver e implantar o programa. “Fiquei muito animada com o tema. A equipe da Sema está me orientando sobre os passos que devo seguir”.
A coordenadora de educação ambiental da Sema, Vânia Marcia Montalvão, acredita que a cada caravana há uma nova oportunidade para desenvolver ideias e identificar as necessidades das cidades mato-grossenses. “Assim podemos desenvolver produtos ou projetos que vão de encontro com a realidade de determinada região”.
A população de Jaciara participou também de uma exposição que abordou os malefícios das queimadas na vida humana e de uma palestra sobre políticas públicas de educação ambiental. Esta é a quarta edição da Caravana da Transformação, que iniciou no dia 24 de janeiro e encerrará nesta sexta-feira (03.02), levando serviços de cidadania a mais de 20 municípios da região sul do Estado. A Sema integrou os trabalhos nos dias 27 e 28.
Balanço de atendimentos
Em 2016, a Sema atendeu cerca de 1,2 mil pessoas durante as Caravanas da Transformação realizadas em setembro e novembro nos municípios de Peixoto de Azevedo (691 km ao norte da capital) e Canarana (823 km a Leste de Cuiabá) respectivamente. A maioria delas participou das palestras realizadas pela secretaria para esclarecer dúvidas sobre a legislação ambiental, educação ambiental e pesca. Durante os dois eventos também foram emitidas 236 carteiras de pescador amador e doadas 3,6 mil mudas de árvores.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias