A safra de café no Brasil pode chegar a 47,51 milhões de sacas de 60 kg neste ano. Se esse valor se confirmar, o País será responsável por 31,3% da produção mundial do produto. As informações são da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e foram divulgadas nesta quarta-feira. Os dados mostram ainda que caso esse valor seja alcançado, o faturamento bruto com café será de R$ 22,2 bilhões. Esse desempenho é reflexo, em parte, da área plantada, que totaliza 2,23 milhões hectares neste ano.
Investimento em tecnologia também colaborou com a safra. “Este resultado se deve, sobretudo, à recuperação da produtividade nos estados da Bahia e Rondônia, bem como ao processo de maior utilização de tecnologias como o plantio de café clonal e ao maior investimento nas lavouras”, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em um documento divulgado recentemente.
Maiores produtores de café
Os seis estados brasileiros com maior área plantada de café são Minas Gerais (1,22 milhão de hectares); Espírito Santo (433 mil hectares); São Paulo (216 mil hectares); Bahia (171 mil hectares); Rondônia (95 mil hectares); e Paraná (49 mil hectares).
Fonte: Só Notícias/Agronotícias