PUBLICIDADE

Famato discute estratégias de combate à brucelose bovina em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) se reuniram esta semana com servidores do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) para discutir as “Novas Estratégias de Combate à Brucelose Bovina em Mato Grosso”.

Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) também participaram do encontro.

Na reunião foram debatidas as ações conjuntas que devem ser realizadas pelas entidades já no primeiro semestre de 2018. O vice-presidente da Famato Francisco Olavo Pugliesi de Castro reforçou, mais uma vez, a importância desse trabalho em parceria com a iniciativa pública.

“A alta prevalência da brucelose pode causar muitos prejuízos para o produtor e até mesmo ao mercado. Nossa intenção é conscientizar o produtor da importância de combater essa zoonose e a conscientização só será completa com a participação de todos os elos”, informa o vice-presidente.

Um estudo feito pelo Mapa em 2014 mostrou que nas propriedades que possuem mais que 86 fêmeas bovinas acima de 24 meses a chance de haver brucelose é 2,15 vezes maior que nas demais propriedades. Em propriedades mistas e de corte essa chance aumenta para 2,95 e 3,26 respectivamente.

“Sabemos que onde a entrada de gado é maior, a chance de a doença chegar é mais elevada. Por isso, o trabalho que vamos desenvolver no ano que vem deverá ser focado nessas propriedades”, acrescenta Castro.

As ações conjuntas devem contar com palestras, cursos, reuniões e capacitações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE