A Comissão de Viação e Transportes analisa nesta terça-feira a infraestrutura, a segurança e a adequação do cronograma de ampliação da capacidade viária da BR-163. O deputado Xuxu Dal Molin (PSC), um dos que pediu a realização da audiência, afirma que a BR-163 é dos principais corredores logísticos brasileiros, ligando o Rio Grande do Sul ao Pará.
“Em 2014, parte da BR-163 foi concedida à iniciativa privada, sendo que um dos trechos coube à concessionária Rota do Oeste S.A., pertencente à Odebrecht TransPort”, explica o parlamentar.
Atualmente parte das obras de ampliação da BR estão paralisadas, “o que tem gerado transtornos para o escoamento de parte importante da safra brasileira de grãos”, afirma Molin. A paralisação das obras, segundo o parlamentar “tem estancado fonte importante de recursos para os estados dependentes da rodovia, principalmente o estado de Mato Grosso”.
O ministro dos Transportes e representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foram convidados para participar da discussão.
A audiência está prevista para começar às 17h.