O ministro Blairo Maggi reuniu-se nesta sexta-feira com os funcionários da Superintendência Federal da Agricultura no Mato Grosso para esclarecer dúvidas dos servidores sobre as mudanças que estão sendo implementadas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O ministro disse que há sinais de melhora, mas o Brasil ainda passa por uma situação econômica extremamente difícil. “Mais do que nunca é preciso planejar para fazer com que as nossas necessidades caibam dentro do nosso orçamento”.
Blairo Maggi reiterou a importância da fiscalização para garantia da produção brasileira de alimentos. O ministro lembrou que nos últimos 40 anos o agronegócio brasileiro passou por uma verdadeira revolução, e por isso a necessidade de mudanças no Mapa, especialmente na estrutura da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).
“Queremos uma gestão focada nos resultados e não nos processos burocráticos. Precisamos somar esforços”, disse o ministro. Maggi conclui dizendo que pretende tratar as mudanças com a máxima transparência.
O secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki, que também participou da reunião, informou que o modelo a ser adotado pelo Ministério em relação à fiscalização será mais voltado à “articulação e inteligência” do que para mão-de-obra.