Quatro regiões do Estado conseguiram finalizar, na última semana, o plantio da soja. De acordo com boletim divulgado na sexta-feira (24) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as regiões Médio-Norte (3,2 milhões de hectares), Oeste (1 milhão de hectares), Centro-Sul (696 mil hectares) e Noroeste (602 mil hectares) concluíram a semeadura.
Outra região que está perto de finalizar o plantio é a Sudeste, que chegou a 98,9% de uma área de 1,9 milhão de hectares. A região Norte concluiu 96,6% de uma área prevista em 306 mil hectares. O plantio está mais atrasado no Estado na região Nordeste, onde os produtores semearam 78,7% de uma área prevista em 1,5 milhão de hectares.
Apesar de ter começado com atraso, o plantio de soja no Estado segue com pouca diferença em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o Imea, até agora os produtores mato-grossenses plantaram 96% da área total de 9,4 milhões de hectares. Em 2016, nesta mesma época, a semeadura havia atingido 97,5% do total (1,5 pontos percentuais de diferença).