Os preços da soja negociados na Bolsa de Chicago começam a semana trabalhando com breves baixas nesta segunda-feira. Por volta de 7h40 (horário de Brasília), os futuros da commodity perdiam entre 0,50 e 1 ponto nas principais posições, com o maio/18 valendo US$ 10,14 por bushel.
Com esse pequeno recuo, os valores devolvem parte da leve alta acumulada na última semana. Ainda assim, os traders não desviam seus olhares do clima na América do Sul e, portanto, do desenrolar da safra 2017/18.
Na Argentina, o final de semana foi de algumas chuvas em zonas específicas de produção, mas ainda mostrando pouca abrangência e regularidade. “Chuvas na sexta-feira passada em alguns pontos importantes da Argentina como as províncias de Santa Fé, Córdoba e Entre Rios, com índices variando de 5 a 20 mm e em alguns pontos acima, porém com boas previsões de chuvas a partir de quarta-feira até o próximo final de semana com índices de 10 a 50 mm cobrindo 60/65% das áreas de produção”, mostram informações apuradas pela Labhoro Corretora.
E a nação precisa da confirmação dessa e de mais precipitações para recompor sua umidade no solo e permitir a retomada dos trabalhos de campo de forma adequada. “As previsões para o Brasil são favoráveis ao desenvolvimento das lavouras e para a conclusão e término do plantio”, completa a Labhoro.