PUBLICIDADE

MPE debaterá riscos e impactos da piscicultura no Estado

PUBLICIDADE

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Natural, realizará nesta quinta-feira, às 9h, audiência pública para discutir os riscos e impactos causados pela atividade de piscicultura na Bacia do Alto Paraguai. O Estado de Mato Grosso não exige licenciamento ambiental para pisciculturas de “pequeno” porte – aqueles tanques ou represa com até cinco hectares de lâmina d´água ou até 10 mil m3 de água em tanque-rede.

Segundo a promotora de Justiça Ana Luíza Ávila Peterlini, a dispensa de licença ambiental leva em consideração apenas o porte da piscicultura, sem considerar outros critérios como severidade das espécies cultivadas, localização do empreendimento e barragem de cursos d’água.

Durante a audiência pública, serão debatidas as consequências da dispensa do licenciamento ambiental na piscicultura, principalmente no que se refere à criação de espécies alóctones (que não é nativa da região), risco ao equilíbrio ambiental / biodiversidade, implicações à estabilidade do solo, qualidade da água e abastecimento, entre outros assuntos.

De acordo com parecer elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a pedido do Ministério Público, a bioinvasão de espécies oriundas de outras bacias hidrográficas, como por exemplo a tilápia e o pirarucu, contribui para o empobrecimento genético do ecossistema pantaneiro. “A medida que a influência antrópica aumenta, as espécies mais sensíveis começam a desaparecer e a estrutura trófica é alterada”.

A audiência pública ocorrerá no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá. Foram convidados para a discussão representantes da Sema, Ibama, Indea, Empaer, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Prefeitura Municipal de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antonio de Leverger, Acorizal e Nossa Senhora do Livramento, OAB, entre outras instituições.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE