O plantio da soja chegou a 4,1 milhões de hectares esta semana no Estado. De acordo com relatório divulgado, há pouco, pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), houve avanço de 18,23 pontos percentuais nos últimos sete dias, com a semeadura chegando a 44% de uma área prevista em 9,4 milhões de hectares.
Até agora, a região que mais avançou no plantio foi a Oeste, que atingiu 88% de uma área prevista em 1,1 milhão de hectares. A região Médio-Norte, que detém a maior área plantada com a oleaginosa, cerca de 3,1 milhão de hectares, chegou a 83,3% do total previsto. Na região Centro-Sul os produtores semearam 71,5% da área prevista em 701 mil hectares. A região Noroeste chegou a 70,7% de uma área prevista em 611 mil hectares.
Na região Sudeste, o plantio atingiu 68,3% da área estimada em 1,9 milhão de hectares. As duas regiões mais atrasadas seguem sendo a Norte, que atingiu 52,5% de uma área de 283 mil hectares, e a Nordeste, que plantou 20,5% do total estimado em 1,5 milhão de hectares.
Em Mato Grosso, conforme o Imea, apesar do melhor resultado até agora, a safra atual ainda continua 23,7 pontos percentuais mais atrasada no plantio em relação ao mesmo período da safra anterior. Na mesma época do ano passado, o plantio no Estado havia atingido 67,7% da área total prevista.
O instituto estima que Mato Grosso produzirá mais de 30 milhões de toneladas de soja.