PUBLICIDADE

Soja: custos da safra 2017 são menores mas Imea prevê queda de receita em MT

PUBLICIDADE

A atualização do custo de produção da safra 2017/18 pela comercialização dos insumos até agosto apresentou queda ante a julho de 2017, refletindo o recuo do dólar. Em relação à safra 16/17, o custo total da nova safra apresenta neste momento um recuo de 6,8%, com as variáveis que apresentam as maiores diferenças sendo os fertilizantes e defensivos, que tiveram queda de 13,5% e 11,5%, respectivamente.

De acordo com o relatório divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a receita bruta para a safra 2017/18 também está registrando redução ante a 16/17, de 13,1%, devido à queda dos preços que foi registrada durante 2017. “Isso reflete em um cenário para a nova safra bastante semelhante à atual, com preços pouco acima do ponto de equilíbrio e a receita bruta da produção não sendo capaz de “cobrir” o custo total da lavoura”.

Para os analistas do instituto, mesmo com esse cenário, “a sua consolidação dependerá, dentre outros fatores, do desenvolvimento da safra que está entrando a campo”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE