O Circuito Tecnológico Soja de 2017 dá a largada no dia 16 de outubro e, as rotas que serão percorridas foram definidas nesta semana. O evento, realizado pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agrícola (Embrapa), é dividido em duas semanas e passará por cerca de 60 municípios mato-grossenses.
Na primeira semana, de 16 a 21 de outubro, serão nove equipes. Na segunda semana, de 23 a 28 de outubro, serão oito equipes. Além da parceria com a Embrapa, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) apoia a rodada.
Em sua nona edição, o projeto terá visitas a propriedades rurais, fazendo um levantamento da safra por meio da aplicação de questionários. Também são realizadas coletas de sementes, fertilizantes e plantas daninhas para análise.
Os materiais colhidos são analisados e, depois, os resultados da pesquisa são enviados para cada agricultor participante e também disponibilizados e divulgados no site da Aprosoja.
Confira os municípios pelos quais o Circuito Tecnológico Soja passará, divididos por região.
Norte – Nobres, Nova Mutum, Tapurah, Itanhangá, Nova Maringá, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Nova Ubiratã, distrito de Novo Mato Grosso, Feliz Natal, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Sorriso, Ipiranga do Norte, Vera, Sinop, Tabaporã, Cláudia, União do Sul, Santa Carmem, Sinop, Nova Santa Helena, Colíder, Nova Canaã do Norte, Terra Nova do Norte, Guarantã do Norte e distrito Novo Mundo.
Oeste – Diamantino, Campo Novo, Brasnorte, Juína, Juara, Porto dos Gaúchos, Nova Maringá, Conquista D’Oeste, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Campos de Júlio e Comodoro.
Sul – Rondonópolis, Itiquira, Campo Verde, Primavera do Leste, Chapada dos Guimarães, Paranatinga, Novo São Joaquim, Santo Antônio do Leste, Alto Garças, Ribeirãozinho e Alto Taquari.
Leste – Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, Querência, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, Confresa, Porto Alegre do Norte, Paranatinga e Gaúcha do Norte.