Nesta quinta-feira, choveu em Feliz Natal, município que fica a 500 quilômetros de Cuiabá, e o agricultor Eguiberto Gabe iniciará o plantio de soja em sua propriedade. Serão 640 hectares semeados em um trabalho que levará 15 dias para ser concluído.
“Tivemos 15 milímetros de chuva na região e continua garoando. Vamos dar a largada na semeadura/no plantio para concluir nos próximos dias com a expectativa de que o tempo continue bom”, afirma.
O agrometeorologista Marco Antônio dos Santos informa que há previsão de chuvas generalizadas para Mato Grosso no fim de semana e com volume suficiente para o plantio da soja. “Após o dia 3 de outubro, as precipitações regulares devem parar e, desta forma, chover esporadicamente em diversas regiões. O tempo chuvoso só regulariza a partir da segunda quinzena de outubro”, explica.
Mato Grosso deve plantar 9,4 milhões de hectares na safra 2017/18, segundo estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A produtividade deve ser 54,12 sacas por hectare, um pouco abaixo da safra anterior, que foi de 55,3 sacas por hectare.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Endrigo Dalcin, os produtores rurais devem iniciar o plantio com cautela. “No ano passado, os agricultores foram cautelosos e tivemos uma das melhores safras em produtividade. Por isso, é preciso prudência, acompanhando a previsão do tempo para um resultado positivo”, afirma.
As informações são da assessoria da Aprosoja.