Criadores de suínos se unem a redes de supermercados para elevar as vendas de carne suína no país. A Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) foi lançada nesta terça-feira em São Paulo pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que pretende, com a ação, aumentar até 25% as vendas do produto no varejo. Em Mato Grosso 10 unidades de uma rede de supermercados participam da ação, segundo a ABCS.
A ação incentiva o consumo do produto e segue até 12 de outubro. O consumo de carne suína no Brasil é de cerca de 15 kg per capita/ano, de acordo com o diretor executivo da ABCS, Nilo de Sá. O consumo nacional está abaixo da média registrada em outros países, que também são grandes produtores como o Brasil. “Em países da Europa, a média de consumo de carne suína está acima dos 40 kg per capita. E temos 200 milhões de pessoas no Brasil, com consumo de 1/3 da média da Europa, o que demonstra que ainda temos um potencial grande a ser explorado”, destaca.
O Brasil é o 4º maior produtor mundial de carne suína. Já Mato Grosso é o 5º maior produtor de suínos do país. Em 2016, o Estado foi responsável por 205 mil toneladas das 3,7 milhões (t) produzidas no Brasil. Mesmo assim, o consumo ainda é baixo e grande parte da produção vai para o mercado externo.
De janeiro a agosto deste ano, o Mato Grosso exportou US$ 66,321 milhões do produto, totalizando 27,517 mil toneladas. No mesmo período de 2016, as exportações somaram 56,930 milhões, com o envio de 30,551 mil (t). Com a expansão no consumo interno, os produtores esperam a valorização do preço do produto. “Com o aumento da demanda, o produtor se beneficia, bem como toda a cadeia, desde fornecedores até as indústrias”, afirma Nilo de Sá.
Este é o 5º ano de realização da campanha. No ano passado, a semana resultou no crescimento de 26% nas vendas do produto. A expectativa para este ano é manter o mesmo patamar e alcançar 25% de aumento.