sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Indea promove curso para formar novos fiscais agropecuários

PUBLICIDADE

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) realizará um curso de formação de auditores em propriedades rurais integrantes do Sistema de identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), entre os dias 25 e 29 de setembro, em Juscimeira (160 km de Cuiabá). A ideia é formar 25 novos auditores para atuarem em Mato Grosso ainda este ano.

O treinamento direcionado aos médicos veterinários do Indea será ministrado pelos coordenadores do Sisbov do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de Cuiabá de modo que a execução das auditorias seja aprimorada e o tempo de resposta entre a solicitação do produtor e a auditoria da propriedade seja reduzido. Este curso também conta com apoio do Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa).

Segundo o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, a iniciativa é resultado de uma antiga demanda do órgão junto ao Mapa para aumentar o número de auditores em Mato Grosso. “Esta capacitação de Fiscais Agropecuários para auditoria em propriedades Sisbov atende a uma demanda de todo o setor produtivo que necessitava de mais profissionais para qualificar os serviços, diminuindo assim o tempo de resposta, além da questão da habilitação das propriedades à exportação para a União Europeia. Vale ressaltar que Mato Grosso é líder em propriedades aptas a exportar para a União Europeia, mercado que paga o maior valor agregado à carne bovina brasileira”, conta Nolasco.

Conforme o presidente, os auditores também poderão realizar auditorias para determinar quais das propriedades já participantes da lista mantêm o atendimento às normas do sistema.

O Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) permite o controle de rastreabilidade do processo produtivo em propriedades rurais. A base de dados do Sisbov informa sobre bovinos e bubalinos no Brasil, porém a adesão ao sistema não é obrigatória.

O sistema é de adesão voluntária, mas existe a obrigatoriedade de adesão para a comercialização aos mercados que exijam a rastreabilidade, como é o caso da União Europeia. Mato Grosso possui aproximadamente 450 propriedades ERAS (estabelecimento rural aprovado) certificadas e aprovadas a exportar para a União Europeia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Município do Nortão está entre 5 maiores criadores de suínos do Brasil, constata IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou,...

IMEA aponta que preço atual do milho em Mato Grosso ‘cobre apenas despesas de custeio’

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou que, ao...

Esmagamento de soja em Mato Grosso cai 1,6%

O esmagamento de soja em Mato Grosso atingiu 1,02...

Algodão em Mato Grosso sobe 1,65%; colheita na reta final

O preço da pluma disponível em Mato Grosso exibiu...
PUBLICIDADE