A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT), disponibiliza para a sociedade civil uma plataforma completa de dados que ilustra a realidade da agricultura familiar dos 141 municípios. A plataforma foi lançada durante o 1º Encontro da Agricultura Familiar de MT, com a presença do governador Taques e mais de 110 secretários municipais de agricultura.
Pelo portal é possível ter acesso a informações sobre os temas: regularização fundiária, crédito, assistência técnica e extensão rural, comercialização, dados sobre o município, entre outros. Segundo o Secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes, a plataforma tem documentos de forma sistematizada e é inédita no Brasil. Servirá para que pesquisadores, estudantes de agronomia e veterinária, entre outros, possam obter informações pertinentes a temática da zona rural.
A plataforma apresenta funcionalidades que possibilitam visualizar dados georreferenciados, na forma de mapas, e a geração de relatórios analíticos, por meio da manipulação pelo usuário de diferentes camadas de informações de acordo com a necessidade e interesse de quem está pesquisando.
“Este portal é importantíssimo para o planejamento das ações referentes à agricultura familiar. Há recursos, há determinação política, há um comando, há uma direção e há um plano. Agora é a hora de colocar esse plano no chão”, afirma o diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), André Guimarães, que apoiou o Governo na elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar e do portal.
Com a plataforma, é possível visualizar informações gerais sobre a agricultura familiar estadual de forma integrada auxiliando gestores, profissionais e o público em geral na tomada de decisões sobre projetos, políticas e ações voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar mato-grossense.
O portal pode ser acessado por meio do link https://agriculturafamiliarmt.firebaseapp.com/#plataforma