PUBLICIDADE

Somente em MT, agroindústria consome mais de 4 milhões de toneladas de grãos

PUBLICIDADE

A produção de soja e milho mato-grossense é matéria prima para alimentação animal. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 3,2 milhões de toneladas de milho são destinados para ração, a maioria para aves e suínos. Já quase um milhão de toneladas de soja que ficam no mercado interno são destinados à fabricação de farelo, que alimenta também aves e suínos.

Por isso, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) participa nesta semana do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS), em São Paulo. “Estamos mostrando o trabalho para o nosso consumidor. A agroindústria consome milho e soja e, por isso, aproveitamos esta oportunidade para explicar que a produção em Mato Grosso é sustentável. Apresentamos como isso é feito por meio do programa Soja Plus”, explica Elso Pozzobon, vice-presidente da Aprosoja.

Para Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), organizadora do evento, a aproximação entre a agroindústria e o produtor rural é fundamental para um mercado estável. “É bom para o produtor, que precisa muito de preço, e bom para a agroindústria, que fica com a garantia de que alguém está plantando porque é remunerado”, afirma.

“Os mercados consumidores estão cada vez mais exigentes, desde o que está sendo feito porteira adentro, como a gestão da propriedade como um todo, trabalhadores qualificados, bem estar social e ambiental, obas práticas na produção. Tudo isso abre portas para mercados e gera um produto de qualidade para quem está consumindo”, diz Cristiane Sassagima, gerente de Pesquisa e Gestão de Propriedades da Aprosoja.

O Soja Plus é o programa de gestão das propriedades da Aprosoja. Por meio dele, os agricultores começam a adequar suas propriedades nas legislações trabalhista e ambiental brasileiras. Os supervisores de campo fazem um check list com os principais itens a serem adequados e os proprietários ou gerentes participam de cursos de capacitação oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

E o programa vem ganhando espaço internacionalmente com o reconhecimento da Europa e da China. Desta forma, mais parceiros se juntam ao programa, como o a Iniciativa de Comércio Sustentável (IDH), uma organização holandesa com foco em sustentabilidade.

Em julho, houve a assinatura do projeto “Melhoria Contínua para uma Área de Abastecimento Sustentável”, o projeto piloto tem a meta de, em até dois anos, ampliar a abrangência do Soja Plus para 200 novas propriedades de agricultores.

As informações foram divulgadas pela assessoria da Aprosoja.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE