A colheita de algodão para a safra 2016/17 em Mato Grosso atingiu 56,3% do total da área estimada, até o momento, e apresentou um avanço semanal de 11,1 pontos percentuais. Conforme boletim divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apesar das chuvas que atingiram parte do Estado durante o último final de semana, “visualmente ainda não foram registrados impactos significativos na qualidade das plumas”.
No entanto, conforme o relatório, a região Oeste foi a que mais sofreu impacto nos avanços da colheita, registrando 8,4 pontos percentuais nesta semana. Com isso, a região mais adiantada continua sendo a Nordeste, que já apresenta 92,5% da área colhida, em seguida, a Sudeste e a Centro-Sul, com 65,2% e 62,7%, respectivamente.
Segundo o instituto, a produtividade média semanal, por sua vez, variou em torno de 254 a 280 @/ha no Estado. De acordo com a Somar, como não são aguardados volumes significativos de chuva no Estado para os próximos dias, “espera-se que os avanços a campo continuem mantendo um bom ritmo”.