Os leilões de incentivo ao escoamento de milho do Centro-Oeste realizados hoje pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) atingiram quase 100% de negociação. O de Prêmio para o Escoamento (PEP) de 240 mil toneladas do produto (Aviso 171), foi todo negociado. Foram 120 mil toneladas divididas entre Goiás e Mato Grosso do Sul e a outra metade foi para Mato Grosso.
Já pelo Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), foram negociadas 98% das 578 mil toneladas ofertadas, ou seja, 568 mil toneladas. Desse total, foram 30 mil de Goiás, 60 mil de Mato Grosso do Sul e 488 mil toneladas de Mato Grosso, que teve todo o volume negociado.
Estas operações foram autorizadas pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) no começo de abril, e têm a finalidade de garantir preço ao produtor de milho e incentivar o escoamento do excedente de produção para os grandes centros consumidores.
Para a próxima quinta-feira (24), estão programados mais dois leilões de 120 mil toneladas pelo PEP, para Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal (Aviso 177), e de 90 mil toneladas, pelo Pepro, para os mesmos estados.