PUBLICIDADE

Governo de MT iguala carga tributária do etanol

PUBLICIDADE

O governo de Mato Grosso aprovou carga tributária única para etanol produzido a partir de qualquer matéria-prima. Mato Grosso abriga 7 usinas produtoras, sendo que 3 utilizam cana e milho como matéria-prima. Elas são identificadas como usinas flex. A 1ª indústria do país dedicada exclusivamente à produção a partir do milho foi inaugurada em Lucas do Rio Verde na sexta-feira.

Com a demanda industrial por matéria-prima, parte da produção estadual de 27,699 milhões de toneladas de milho na safra 2016/2017, levantada pela Conab, é transformada em biocombustível. A unificação da carga tributária para toda a produção de etanol hidratado, independentemente da matéria-prima, foi adotada pelo Executivo com o intuito de promover a isonomia na atividade.

Com a medida, a carga líquida total passa a ser de 10,5% sobre o PMPF, que serve como base de cálculo para a cobrança do ICMS. O benefício consta do Decreto 1.142, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira. Com a mudança, a produção de etanol de milho para vendas interestaduais passa a ser taxada da mesma maneira que a produção a partir da cana. A usina paga carga de 7% e a distribuidora 3,5%.

Antes, qualquer outro tipo de etanol que viesse a ser fabricado em Mato Grosso teria tributação de 25%, esclarece a Sefaz. Conforme a secretaria, o tratamento igualitário dado pelo Executivo é parte da diretriz para melhorar o ambiente de negócios no Estado, dando estímulo à produção de combustível com aproveitamento de matérias-primas abundantes como é o caso do milho, que já conta com a primeira usina do país instalada em Mato Grosso.

De acordo com o diretor do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras (Sindálcool), Jorge dos Santos, a decisão do governo atende pleito do setor e dará segurança juEstado inaugurou a 1ª usina de etanol 100% a partir de milho rídica às empresas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Exportações da soja de Mato Grosso tem forte queda em novembro

As exportações brasileiras de soja em novembro totalizaram 2,55...

Venda da safra de milho chega a 89% e preço médio aumenta

As vendas da safra 2023/24 de milho em Mato...

Venda da safra da soja em Mato Grosso chega a 99%

A comercialização da soja para a safra 2023/24 em...

Cotação do boi gordo em Mato Grosso cai 4,3%, diz IMEA

A demanda local pelo boi gordo ficou retraída, semana...
PUBLICIDADE