O prefeito Ari Lafin assinou um termo de cooperação técnica com o diretor presidente da Empresa Mato Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Layr Mota da Silva, para a manutenção da empresa no município. Conforme o convênio, a equipe técnica do órgão, formada por três profissionais, continuará atuando em Sorriso por mais três anos – o prazo pode ser novamente renovado -, com o objetivo de ofertar aos produtores rurais conhecimentos e tecnologias como suporte aos sistemas produtivos.
Outra meta é contribuir para o desenvolvimento sustentável do município nas suas dimensões econômica, ecológica e social, “ampliando o espaço de atuação para além da etapa agrícola da cadeia produtiva”, salienta Lafin. Segundo o prefeito, “toda nossa equipe está trabalhando unida para garantir que o pequeno produtor tenha um espaço cada vez maior na economia sorrisense. Destacamos a importância da assinatura desse convênio que irá agregar conhecimentos técnicos ao setor”, disse.
“Acreditamos que com a equipe técnica da Empaer e os nossos profissionais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente atuando juntos, teremos autossuficiência na produção de alimentos e que isso gere mais excedentes comerciais”, acrescentou o prefeito.
Para o diretor presidente da Empaer, Layr Silva, “Sorriso está no caminho certo ao investir no desenvolvimento da agricultura familiar. Hoje, 70% do alimento que consumimos no dia a dia, tem origem na agricultura familiar”, comentou. Silva também destacou que a Empaer “está de portas abertas para as necessidades do município” e parabenizou o prefeito pelo empenho “por tentar fazer da Capital do Agronegócio também a Capital da Agricultura Familiar”.
O convênio já está em vigor desde ontem (7), e como contrapartida, a prefeitura deverá dar o apoio para que a empresa mantenha as atividades no município, bem como disponibilizar um veículo para a realização das visitas técnicas às comunidades rurais, além de servidor para auxiliar na parte administrativa.
No dia 3 de agosto, a administração municipal ainda realizou a entrega de uma patrulha mecanizada para uso exclusivo da Associação de Produtores do Alto Celeste (Aprocel), integrada por moradores do Assentamento Jonas Pinheiro. Avaliada em R$ 106 mil, a patrulha é composta por um trator, uma carreta agrícola para trator, uma grade aradora e um distribuir de calcário. Essa é a segunda patrulha a ser cedida para o Assentamento Jonas Pinheiro, no ano passado a Associação de Mulheres Produtoras da Poranga também recebeu equipamentos.
Além disso, os agricultores contam com o maquinário da prefeitura para realização dos serviços nas propriedades. Recentemente, no último fim de semana de julho, o assentamento Jonas Pinheiro foi sede do 7º Torneio Leiteiro do município. As famílias residentes no assentamento Santa Rosa, também contam com o maquinário no Distrito de Boa Esperança para execução dos trabalhos.