Os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago voltam a recuar de forma expressiva nesta terça-feira (1) depois que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) surpreendeu o mercado e revisou para cima o índice de lavouras de soja em boas ou excelentes condições em 2 pontos percentuais para 59%.
Assim, por volta de 8h10 (horário de Brasília), as cotações recuavam entre 13,50 e 14,25 pontos, com o novembro/17 já sendo negociado a US$ 9,93 por bushel.
A revisão foi uma surpresa para os traders, que esperavam a manutenção dos números ou até mesmo uma nova baixa. E além desses dados, o mercado se depara ainda com previsões de chuvas para os próximos dias no Corn Belt, as quais poderiam amenizar a situação de seca em algumas regiões produtoras.
Ao passo em que as condições climáticas continuam a ser acompanhadas de perto, o mercado também já se prepara para o novo reporte mensal de oferta e demanda que o USDA traz no próximo dia 10, onde serão atualizadas suas estimativas de produtividade. O atual número esperado pelo departamento é de 48 bushels por acre, e analistas nacionais e internacionais já não apostam mais nessa média.