PUBLICIDADE

Inaugurada ponte ligando Mato Grosso a Goiás que também fortalece agronegócio

PUBLICIDADE

Os governadores Pedro Taques e Marconi Perillo inauguraram, sábado, na cidade de Cocalinho, a ponte que liga Mato Grosso a Goiás. O momento histórico para os dois Estados foi celebrado depois de 18 anos de espera e 12 anos de obras, que só terminaram após o governador Pedro Taques firmar o compromisso de Mato Grosso assumir o encabeçamento da ponte, ao custo de R$ 2 milhões, em um encontro com o governador de Goiás, Marconi Perillo.

A parceria entre os dois estados garantiu que o projeto finalmente ficasse pronto e os R$ 32,5 milhões investidos na ponte de 577 metros, por meio de uma parceria Público Privada (PPP), começassem a fazer diferença na economia dos estados e na vida de quem depende da travessia.

De barco, Marconi e Pedro Taques percorreram o Rio Araguaia sob a ponte, que possui 800 metros de aterro do lado goiano e 350 metros do lado mato-grossense, garantindo segurança contra danos causados pela chuva. Por sua elevação de 50 metros da linha d’água, é possível haver navegação comercial neste trecho do rio durante todo o ano.

“Em 2001 eu vim aqui com o governador Dante de Oliveira quando lançamos esse projeto que começou muito tempo depois. Encontrei outro governador que me ajudou a realizar esse sonho, o governador Pedro Taques. Muito obrigado Pedro, por ter possibilitado a união com Goiás por meio dessa ponte. Foi um sonho que eu lutei por anos e só agora, no final do meu quarto mandato eu pude realizar, por que você comprou essa ideia de que Goiás e Mato Grosso deveriam estar mais próximos. Parabéns pela sua luta e seu trabalho”, disse Perillo durante a inauguração da obra.

Pedro Taques ressalta que com a nova ponte o cidadão mato-grossense no Vale do Araguaia poderá chegar a Goiás e a Brasília economizando cerca de 200 km, da descida até Barra do Garças.

“Essa ponte significa o desenvolvimento e progresso dessa região. O Vale do Araguaia já foi conhecido como vale dos esquecidos, hoje é o vale da esperança, para mato-grossense e goianos. Quando assumi o governo do Estado, de Querência para cima havia 80 quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas, hoje nós temos 160 quilômetros a mais de rodovias pavimentadas. Nós vamos tirar este vale do esquecimento! Nós fizemos em dois anos e de gestão 1800 quilômetros de estradas. Nós precisamos mostrar ao Brasil que o Brasil precisa do Centro-Oeste e isso só é possível com lideranças como você Perillo”, pontuou Taques.

Perillo reiterou a importância do projeto em sua vida e homenageou seu primeiro parceiro no projeto. “Quero aqui sugerir ao amigo Pedro Taques, aos deputados estaduais de Mato Grosso e Goiás, que essa ponte se chame Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira”, reafirmando que encontrou no ex-governador um idealista do projeto, assim como em Pedro Taques. Os governadores anda sinalizaram o asfaltamento das estradas que ligam a ponte às cidades vizinhas.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, pontuou a importância da ponte para o fomento não apenas do agronegócio, mas também do turismo local que vem se destacando com os festivais de praia da região. “Essa ponte vai marcar uma nova era para o Araguaia. É um projeto audacioso e bastante arrojado de engenharia, que tem esse detalhe do vão central bastante alto, prevendo uma futura navegação no Rio Araguaia”.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

IMEA prevê safra de soja 1,4% maior em 2025 no Mato Grosso

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária projeta, para 2025...

Termina na próxima semana prazo para plantio da soja em Mato Grosso

O governo do Mato Grosso, por meio do Instituto...

IMEA prevê safra de milho maior em Mato Grosso

A projeção de área de milho da safra 24/25...
PUBLICIDADE