O curso de brigadistas de combate a incêndio florestal teve início, ontem. O objetivo é capacitar produtores rurais para que evitem ocorrências de incêndio. O treinamento de três dias é promovido pela prefeitura em parceria com o Corpo de Bombeiros, Aprosoja e Sindicato Rural. As aulas visam ensinar técnicas específicas a serem adotadas durante focos de queimada até a chegada dos bombeiros. Muitas vezes os produtores são os primeiros a ter acesso às áreas afetadas e podem, com os procedimentos corretos, conter os focos de fogo e evitar tragédias.
Para o presidente do Sindicato Rural, Carlos Simon, esse treinamento vem melhorar a condição dos produtores para ajudar a combater as queimadas. “Sabemos que nesta época tem muito vento e pode aumentar o risco de incêndios, sendo um dos piores problemas que enfrentamos. O sindicato só tem a agradecer e espera que cada um faça bom uso do treinamento”.
O projeto de brigada mista é uma estratégia criada pelo governo do Estado de Mato Grosso para o período proibitivo de queimadas, que começou no último Sábado e segue até 15 de setembro, podendo ser prorrogado até outubro, se necessário.