A soja passou a compor o ciclo econômico mais importante e de maior valor na história do Brasil. Nas últimas duas décadas a produção da oleaginosa em Mato Grosso aumentou 455%. Com a alta produtividade das lavouras, aprimorada a cada safra, o Estado passou a ostentar o título de líder nacional na produção do grão.
Na safra atual o volume colhido de soja chegou a 31,789 milhões de toneladas, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Há 21 anos, toda a produção proveniente da sojicultura no Estado se limitava a 5,724 milhões (t), conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para estimular o debate e aprimorar os processos de produção com consequente reflexo na estabilidade e rentabilidade na produção de grãos, a Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso (Aprosmat) inicia hoje a 1ª Rodada Técnica Aprosmat 2018. O evento vai percorrer cidades de diferentes regiões do Estado até a sexta-feira (11).
Primeiro município a ser visitado é Sorriso. Na sequência, os técnicos passarão por Nova Mutum, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Querência e Primavera do Leste. A Rodada Técnica Aprosmat levará aos produtores dessas localidades palestra com o pesquisador Dirceu Gassen, que falará sobre como obter alto rendimento nas lavouras.
Especialista no assunto, Gassen explica que as tecnologias embarcadas na semente envolvem a biotecnologia de resistência a herbicidas e lagartas, hábitos de crescimento indeterminado e mudanças na arquitetura de plantas e folhas. O surgimento de novas tecnologias foi acompanhado pela evolução de populações resistentes de plantas daninhas e pragas que ameaçam a cultura da soja, além de nematóides e patógenos de raízes. “Toda essa evolução dos conhecimentos e da produtividade geram novas demandas para o manejo da cultura”, diz.
Essas mudanças exigem cada vez mais que sejam medidos os componentes determinantes da produtividade da lavoura. Requerem, ainda, a interpretação dos resultados e ajustes que geram resultados com rentabilidade, conclui.