O Ministério do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (MTE-MT) concedeu o Registro Sindical ao Sindicato Rural de Vera. O documento, que legitima as atividades da entidade ao setor produtivo rural do município, foi publicado no Diário Oficial do Estado dia 26 de abril de 2018.
Segundo o presidente do sindicato Vidimar Siliprandi, a efetivação do registro sindical trará representação jurídica para o produtor rural. “Com o registro selamos a conquista do setor produtivo de Vera. A carta representa um importante passo para o fortalecimento do sistema sindical do nosso município”, disse Siliprandi.
O presidente contou que a espera pelo registro vem desde a criação da entidade, em 2005. “Há 13 anos iniciamos esse processo de registro do sindicato. Ainda assim nunca deixamos de trabalhar pelo produtor rural e pelo setor produtivo. Mas sem o registro não há representatividade patronal e segurança jurídica. Agora, o sindicato é oficialmente um representante legal da categoria. E essa conquista não é somente do Sindicato Rural de Vera e sim de todos os produtores rurais”, salientou.
Para o diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), José Luiz Fidelis, o registro vai legitimar as ações institucionais de apoio ao produtor rural de Vera. “O Registro Sindical reflete de forma positiva a categoria, pois traz credibilidade e representatividade perante os produtores e a sociedade. Agora temos no Sindicato Rural de Vera o ponto de apoio e ligação da região com o Sistema Famato”, ressaltou Fidelis.
Fundado em 2005, atualmente possui 110 filiados. A principal atividade no município é a produção agrícola, com destaque no cultivo de soja. O sindicato é ligado à Famato, entidade que representa e reúne todos os Sindicatos Rurais de Mato Grosso, sendo a principal porta-voz do setor produtivo rural do estado.