No mês de jan/18 as vendas do milho na safra 2016/17 no Estado avançaram 2,7 pontos percentuais, atingindo 97,64% do total da produção estimada. Com isso, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), as negociações seguem acompanhando a demanda do mercado interno, que tem possibilitado cotações melhores, dado o preço médio comercializado de R$ 17,28/sc.
No que tange à safra 2017/18, a comercialização do cereal alcançou 25,73% da produção prevista, exibindo um avanço mensal de 5,8 p.p. Apesar de o dólar ter trabalhado em baixa, tal avanço ocorreu, conforme o instituto, em grande parte, pela parcial valorização nas cotações do milho na CME. Assim, o preço negociado fechou com uma média de R$ 16,97/sc, exibindo uma recuperação de 1,2% frente ao mês anterior.
“Com isso, é importante que o produtor continue se atentando ao mercado, a fim de oportunizar melhores negócios neste momento de incertezas na direção dos preços, aliadas às indefinições da safra futura”, alerta o Imea.