PUBLICIDADE

Aprosoja é chamada para prestar informações à CPI do Fethab

PUBLICIDADE

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a arrecadação e a destinação dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), por meio de requerimento, solicitou à Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e às secretarias Casa Civil e Fazenda informações sobre a produção de soja em tonelada, área plantada em hectares e a produtividade no estado de 2015 a 2017 e estimativa de 2018.

Também foi solicitado à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informações relativa à produção de soja, em toneladas, em Mato Grosso, bem como as áreas plantadas dos respectivos anos 2015/2016 e 2017.

À Casa Civil e à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), a CPI requereu o demonstrativo da apuração do valor destinado ao Fundeb nos anos de 2015/2016 e 2017. O documento cobra também informações detalhadas da arrecadação sobre o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD), Fundo de Participação dos Estados (FPE), desoneração cota-parte IPI, multas e juros sobre o ICMS, multas e juros sobre o IPVA, multas e juros sobre o ITCD, multas e juros do ICMS, dívida ativa IPVA, multas e juros divida ativa ICMS, multas e juros IPVA, multas e juros da dívida ativa ITCD. Ainda, demonstrativo dos valores mensalmente arrecadados do Fethab, referentes aos anos de 2015/2016 e 2017.

Membro da CPI, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), solicitou a convocação dos membros dos conselhos de ambos os fundos. “Eles têm informações importantes, precisamos ouvi-los”, disse.

O presidente da CPI, deputado estadual Mauro Savi (PSB), explicou que hoje foi apresentado o plano de trabalho da comissão. “O relator apresentou o plano de trabalho e será votado na próxima reunião. Estamos estudando o regimento e o plano foi bem elaborado, juntamente com a assessoria jurídica da Casa de Leis. O prazo é curto e precisamos dar uma resposta o mais rápido possível à sociedade”, comentou.

A CPI é presidida pelo deputado Mauro Savi (PSB) e tem como vice-presidente Professor Adriano (PSB). Na relatoria, atua o deputado Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, e como sub-relator o deputado Alan Kardec (PT). Como membros suplentes estão os deputados Dilmar Dal’Bosco (DEM), Guilherme Maluf (PSDB), Janaina Riva (MDB), Romoaldo Junior (MDB), Wagner Ramos (PSD) e Baiano Filho (PSDB).

A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 20 de fevereiro, às 14h, na sala de comissões da Assembleia Legislativa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preço do caroço de algodão em Mato Grosso sobe 15% e óleo 2,7%

As médias semanais dos preços dos subprodutos em Mato...

Plantio da soja em Mato Grosso chega a 55% da área

A semeadura de soja para a safra 2024/25 no...

Cotação do boi em Mato Grosso tem aumento

O boi gordo à prazo ficou cotado em média...
PUBLICIDADE