Terá início, na próxima segunda-feira, a campanha nacional de vacinação contra a influenza. O município, por meio da Secretaria de Saúde, seguirá o calendário do Ministério da Saúde e a meta, em Sinop, é de imunizar 90% dos grupos prioritários, aproximadamente 26,4 mil pessoas.
O público-alvo para receber as doses gratuitamente no SUS são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da área de saúde, professores das redes pública e privada, mulheres gestantes e puérperas, indígenas, pessoas privadas de liberdade (incluindo adolescentes cumprindo medidas socioeducativas), profissionais do sistema prisional, portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza.
A vacina contra a influenza estará disponível nas unidades básicas de saúde do município, sendo em 22 salas de vacina, com horário de atendimento das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.
Conforme o Ministério da Saúde, a contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo. Acima de nove anos a vacina é em dose única e deve ser anual.
A vacina desse ano tem a possibilidade de proteger contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B.
O Ministério da Saúde confirmou também que o Dia D será em 12 de maio, quando ocorre a mobilização nacional.